JSD Algés / Carnaxide

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terça-feira, 5 de junho de 2007

O Túnel do Marquês


Um post sobre o Túnel do Marquês depois de mais ou menos um mês e meio da sua inauguração (recordo que se realizou no passado dia 25 de Abril de 2007, pelo ainda Presidente da Câmara Municipal de Lisboa Carmona Rodrigues) e depois de dois anos e meio de atraso sobre a data estipulada, não pode parecer estranho. Afinal, estivemos tanto tempo à espera para o podermos utilizar que bem podemos estar ainda um pouco mais para o comentar.


Características da obra: Com um limite de velocidade de 50 quilómetros por hora, o túnel tem uma extensão de 1725 metros, desde a entrada nas Amoreiras até à saída para a Avenida António Augusto de Aguiar. É composto por três entradas e cinco saídas.


Diário de uma utilizadora: 2ºf, dia 4 de Junho de 2007, saí de Carnaxide às 17h30 com destino à Rua Duque de Loulé (para quem não sabe, rua entre a Avenida da Liberdade e Avenida Fontes Pereira de Melo). Saí com 45 minutos de antecedência face ao horário que tinha que cumprir, tão habituada que estava à na própria Rotunda do Marquês. Surpresa das surpresas... demorarei 11 minutos desde Carnaxide ao meu destino, sem nunca ter que usar a primeira mudança. Fiz o túnel do Marquês, de fácil condução, boa sinalização, sem trânsito em exagero, e sem nunca ter que parar. Repito para que todos compreendam bem: Carnaxide - Marquês de Pombal às 17h30 da tarde SEM NUNCA TER QUE PARAR O CARRO.


No mesmo dia, cerca das 19h30, entrei no carro para fazer o percurso inverso (Av. Duque de Loulé - Carnaxide). Não pensei que tivesse a mesma sorte. Que ingénua! Demorei desta vez 14 minutos até Carnaxide, não por alguma vez ter apanhado trânsito no antigo insuportável percurso Marquês-Amoreiras, mas porque havia um pouco de contegionamento na saída da A5 para Carnaxide. Vejamos com mais atenção ainda: HORA DE PONTA: MARQUÊS-CARNAXIDE EM 14 MINUTOS!


Sem dúvida que esta primeira experiência no Túnel do Marquês, no horário crítico em que se realizou só pode ser a verdadeira constatação de que valeu a pena esperar, de que Lisboa merecia efectivamente "ser feliz" e merecia uma obra com tamanha magnitude. A bandeira eleitoral de Pedro Santana Lopes foi, contra tudo e todos, uma grande obra e honra lhe seja feita, porque bem evidenciou as suas características visionárias na concepção deste túnel. Contra todas as difamações, providências cautelares e conspirações os factos falam por si: O Túnel do Marquês foi uma excelente obra e só traz melhorias para os Lisboetas e visitantes da cidade que abraça o Tejo. Pena foi que um Vereador tivesse conseguido atrasar esta obra tanto tempo e assim prejudicar não só os que agora utilizam o túnel, mas moradores e comerciantes daquela zona!
[Legendado por Susana Santos]

2 comentários:

Anónimo disse...

A culpa é dos opinion makers, cujo trabalho é isso mesmo, falar mal sempre que podem. Depois lá vai o povo atrás a falar mal do que não sabe nem conhece.
O que vale é que depois de experimentar, todos falam bem.
Assim vai a vida dos nossos políticos : de bestiais a bestas e vice-versa em questão de minutos.
bj
SF

Anónimo disse...

O mais curioso é que, desde a sua inauguração, nunca mais se ouviu falar no túnel. (Nem mal, nem bem...) Em Portugal, isto é sinal de que tudo corre bem e que as opiniões pública e publicada ficaram contentes.

Se fosse uma obra socialista, veríamos obviamente elogios diários e de todos os quadrantes ao túnel, como é hábito neste ambiente de "apologia de Sócrates" a que já nos habituámos, desde 2005...

Mas não é uma obra socialista!!! E (roa-se o PS de inveja) não só é útil a Lisboa, como funciona bem!

Lisboa agradece, naturalmente.