JSD Algés / Carnaxide

JSD Algés / Carnaxide

segunda-feira, 18 de junho de 2007

mau gosto



Éric Boever, pivot do programa "12 minutes" no canal de televisão belga La Deux, lembrou-se de dizer que Sarkozy, aparentemente, não teria bebido apenas água, aquando da sua aparição em público depois de um encontro com Vladimir Putin.

Ora, não nos cabe verificar se é ou não verdade que o presidente francês bebeu "apenas água". O que parece mais estar em causa é a qualidade de grande parte do jornalismo que se faz hoje em dia. Pode gozar-se, ridicularizar-se, insultar-se ou humilhar-se as personalidades que pouco já têm de vida privada. Contudo, quando o tema é criticar ou chamar a atenção de algum jornalista, grita-se "aqui d'El Rey", porque é censura, porque é manipulação da informação, porque é défice de democracia.

Quanto à postura de Nicolas Sarkozy, parece que o presidente francês, por estar atrasado, correu um pouco mais do que devia e chegou cansado e ofegante à conferência de imprensa. Daí a poder afirmar-se que se embriagou com vodka, vai uma longa distância...

Chegou, pois, a altura de admitir que os políticos não sejam pessoas carrancudas e que nos possam proporcionar, por alguns instantes, momentos divertidos. São seres humanos normais (se bem que, por vezes até sobre-humanos) e divertem-se e sofrem, como qualquer cidadão.

O comportamento de Éric Boever demonstrou um escandaloso mau gosto, que foi aliás admitido pelo próprio, ao pedir desculpas pelas palavras proferidas.

[legendado por TMC]

1 comentário:

Anónimo disse...

O Tiago falou e disse!
sf